• Conte a sua história ao vento,
    Cante aos mares para os muitos marujos;
    Cujos olhos são faróis sujos e sem brilho.

    Escreva no asfalto com sangue,
    Grite bem alto a sua história antes que ela seja varrida na
    Manha seguinte pelos garis.

    Abra o peito em direção dos canhões,
    Suba nos tanques de Pequim,
    Derrube os muros de Berlim,
    Destrua as cátedras de Paris.

    Defenda a sua palavra,
    A vida nao vale nada se você nao tem uma boa história pra contar.
  • I am a
    Sunflower

    What Flower
    Are You?

  • I AM A SUNFLOWER

    "When your friends think smile, they think of you. There is not a day that goes by that you can't find something good about the world and your fellow human."
  • Do Jeito que Passou, Passou…

  • Dia-a-Dia

    setembro 2007
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
  • Jeitos que Passaram por Aqui

  • Você está sendo monitorado pela Danny

De volta às aulas

No início desse mês começaram as aulas da Complementação Pedagógica. Cara, tipo assim, eu me sinto tão bem dentro de uma sala de aula, gosto tanto do clima, da troca, do ambiente escolar. Talvez seja por isso que estou fazendo essa complementação… pois se eu realmente decidir dar aulas, nunca mais sairei de dentro de uma sala de aula.

O professor é o maior barato, quer trazer um estilo “diferente” de lecionar, algo um tanto quanto revolucionário. A-mei. Afinal, tudo o que é inovador, diferente, que fuja do tradicional pode colocar meu nome que estou dentro.

Falando nisso, a última aula foi sobre Paulo Freire. Tipo assim, Paulo Freire é “o cara” da Pedagogia. O mais interessante é que ele era formado em Direito, ele NÃO era Pedagogo, se tornou Pedagogo. Isso é mais uma constatação de que, muitas vezes, as pessoas que estão de fora vêem as coisas de uma forma muito diferente. Poxa, sou formada em Direito e estou amando Paulo Freire, amando a Docência, amando a Educação… mas não pretendo fazer Pedagogia, que isso fique bem claro, pretendo ser professora universitária e depois dessa Complementação fazer Mestrado na minha área de atuação, ou seja, Direito Tributário.

Voltando ao assunto, está sendo realmente apaixonante… Nem preciso dizer que estou empolgadíssima, né? Já estou lendo 2 livros dele e pretendo ler muitos outros.

Outra coisa muito importante que tenho aprendido é a diferença entre ensino e educação. O ENSINO é apenas a SISTEMATIZAÇÃO DE CONTEÚDO. É o famoso tacar matéria no aluno e F*** se ele está aprendendo ou não. E o pior de tudo isso é que quando acontece o ENSINO o processo de aprendizagem passa, ou seja, acabamos esquecendo tudo o que supostamente aprendemos.

Por outro lado, na EDUCAÇÃO existe um envolvimento. O professor acaba por aplicar uma série de valores ao aluno. Valores humanos, afetivos. Há sentimento no aprendizado. E o que se consegue ao final é a modificação do ser humano. Para Paulo Freire a leitura da palavra e da escrita deve ser precedida da leitura do mundo. E a EDUCAÇÃO é feita entre gente, com alma, sentimentos, emoções, desejos e sonhos.

Educar é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano.” Paulo Freire

Ainda tenho muito a aprender sobre esse “mundo novo”, mas tudo isso tem sido válido não apenas para a escola, mas para a vida.

Na semana que vem vou publicar um texto que precisarei da ajuda de vocês, queridos amigos blogueiros. É um pesquisa que precisarei levar para a aula e fazer uma apresentação. Quem se habilita?

11 Respostas

  1. Sabe assim, amor à primeira lida? Foi o que houve entre mim e seu blog. Beijos!

  2. Obrigada, Marília. Volte mais, tá? Bjs.

  3. Interessante, tenho vontade de dar aula tb, educação…
    Quem sabe um dia..
    Abraço.

  4. Olá , também gostei do seu blog, vc é muito alto astral , vou voltar sempreeeeeee

    Beijokas

  5. Pois é, Henrique, se você tem esse pensamento vai em frente. Bj.

  6. Brigadin Fabiana. Volta mesmo! Bjs.

  7. Pode contar comigo para o Texto!

  8. Valeu, Moscolini. Devo publicar na semana que vem.

  9. Pode voltar sempre que quiser, e também sempre vou passar por aqui…
    Beijos Danny…

  10. Eu te ajudo! se precisar….🙂

  11. […] Noutro dia, eu disse que precisaria da sua ajuda num trabalho da CP, lembra? Então, vou aproveitar esse espírito do DIA DO PROFESSOR e fazer você relembrar dos tempos de estudante. É super simples. Basta responder algumas perguntinhas que estão aqui em baixo. […]

Deixe uma resposta

